Menu páginas
TwitterRssFacebook
Menu Categorias

Publicado por em ago 23, 2013 em Bispo Inaldo Barreto, Blog | Ninguém comentou

Onde está Amarildo?

Onde está Amarildo?

Uma pergunta feita ao governador do Rio de Janeiro, e deve ser respondida. A Igreja quer saber, o povo precisa saber.
A Igreja quer saber, o povo precisa saber.

“Não sei, sou eu o responsável por meu irmão Abel?”

“Não sei, por acaso sou guarda do meu irmão?” (BJ)

“Je ne sais pas;  suis-je le gardien de mon frère? ” (La Sainte Bible)

“No sé  Soy yo acaso guarda de mi hermano?” (Versión Reina- Valera 1960)

“I do not know . Am I my brother´s keeper?”( New King James Version)

(Genêsis 4.9b)שומר: “shamar“, cuidar, guardar, observar, prestar atenção

I- Do sentido da palavra  שומר

. Aparece mais de 420 vezes, da família  acadiana, shamãru, “ser criado de “, ” cuidar de” entre os fenicios  “vigiar, guardar, e no árabe, Samara “vigiar.A ideia básica de Shamar é “exercer grander poder sobre”. A variação semântica são todas positivas, é a recomendação de cuidar da aliança, zelar pela amizade e pela vida do próximo.

II- O projeto Beth Shalom

Em relação ao nosso projeto Beth Shalom, שומר >Shamar preenche todas as iniciativas que temos e que teremos em relação aos cultos “Familia forte”. A exposição da palavra dentro do tema, “A Família o alvo do amor de Deus”, implica em seu propósito a ação do irmão como guardião.  A aproximação é para cuidar carregando os fardos mutuamente, compartilhando os desafios da vida diária.

III- Cuidar

Esse significado de Shamar, é o zelo pelo irmão, em pequenas coisas se pode tanto praticar essa boa obra como, como se pode notar a ausência desse cuidado. Quando termina o culto, e as pessoas saem correndo em disparada, nota-se a falta de cuidado pelo irmão. Imagine alguém ficar por último fechando a igreja Às 22, 30 hs, esse irmão é uma vítima fácil de um malfeitor qualquer.

Cuidar se resume numa pequena frase: “Tudo em ordem aí irmão?”. Não ir embora sem antes verificar se todos estão em segurança, se todos os carros estão funcinando. Por isso que uma igreja muito grande onde ninguém conhece aquele que está sentado ao seu lado, termina por não ser uma igreja neotestamentária. Cuidar é um sentimento de bem estar pelo irmão e até pelo o próximo.

IV- Guardar

A figura do guarda é a mais conhecida entre nós. O Guarda Belo é a figura do guarda que leva a vida só fiscalizando o Catatau. Ser guarda do meu irmão não é fiscalizar a sua vida, mas cuidar de que ele esteja protegido. Quem já assistiuo Body Guard, lembra da música, “Trust in me”. Quando o perigo aumentou o Guarda Costa avaliava tudo, todos o telefonemas,  e pedia: “qualquer coisa que ver e qualquer coisa a mais  que ouvir me conta” e procurava guardar a vida que lhe foi confiada, até que num momento inesperado tentando defender é atingido por um disparo vindo da multidão.  IV-Observar

É o sentido mais amplo deשומר  Shamar,  e a visão que alcança o horizonte, que planeja a proteção doutrinária, e pessoal do irmão. O projeto Beth Shalom Família Forte, é uma guardiã das raizes metodistas, os grupos nas casas desde João Wesley.

 V- Guardião

A figura do guardião nos faz lembrar do goleiro da Seleção Brasileira, é ele quem guarda o todo o time de levar uma goleada, de perder nos pênaltis, no beisebol é o o jogador que cobre a área interna do campo. No beisebol existe a guardiã, a mulher que guarda a área interna do campo. Em algumas comunidades religiosas o guardião é o superior, um tipo bispo de comunidade.

VI- Shamar e os movimento sociais

O que temos nós com os movimentos sociais  que se sucedem pelo Brasil afora? Podemos responder como Caim. “Não tenho nada a ver com isso, não sou guardião do povo”. O lider cristão deve obervar os movimentos e saber qualificar, o que tem relevância  e é pacífico.  As estações sociais evoluem, avançam, o mundo já foi pior, até meados do século XXI o mundo era um hoje é outro. Já se sabe que os políticos trabalham para si mesmos e não para o povo.

As estações sociais  são diversas, Verão Inverno, Outono, Primavera São as quatros estações. Uma antiga canção falava do amor no sentido que “As folhas são verdes em pleno Verão, no Inverno elas secam se espalham no chão, meu amor como as folhas já mudou de estação hoje o inverno impera no seu coração”. Aquele amor vivido pelo povo em relação ao PT passo de Verão para Inverno, as folhas estão secas e espalhadas pelo chão.

Quando o povo fica insatisfeito e muitos são cristãos autênticos que reivindicam aquilo que prometeram os políticos nas campanhas, desde que o protesto seja pácifico a Igreja não pode simplesmente dizer.. “Não temos nada com isso”.  Vejam o caso do Rio de Janeiro, o sumiçõ do ajudante de pedreiro Amarildo.  Será que não temos nada com isso?

 Conclusão

O projeto Beth Shalom, Familia forte, tem o propósito de apoiar, cuidar, guardar, observar,  prestar atenção no que está acontecendo à nossa volta. Ouça o Espírito, ouça o mundo, o evangelho para ser boas novas tem que ser contextualizado.

Publicar uma resposta