POST

A oração do Pai Nosso

COMENTÁRIO ADICIONAL.📜Pai Nosso em LUCAS 11: 2,3 e 4.

“Proseukenste ” é o presente subj. Por iss” quando Orardes”. Dizei está no imperativo (mandamento)

Obs. O verbo perdoar “afes:

“perdoa” perdoar, aparece três vez, a primeira aqui como sùplic; na segunda aparição de “afes ” na composição: “afeilémata” nessa versão: “kai afes hemin tas amartias hemon” (perdoa-nos os pecados nossos) nossas ofensas falta de perdão, na terceira “afeilonti” (verbo no participio presente aoristo) que transmte a ideia de passado sem tempo de duração, um caso dativo,ou perdoamos.”aphekamen”

Em Lucas (KJV) não consta a frase como está em Mateus:”Pai nosso que estás no Céu. Aparece só Pater. Em seguida, “agiasteto to onoma sou. ( santificado seja o teu nome) Nessa versão Bíblia Online aparece.

Esse é o começo do Pai Nosso, em Lucas: “Pai, santificado seja teu nome”

Ainda sobre perdão e perdoar temos que considerar:

“Afelonti” tem origem no verbo “afeilo”: aquele que deve ter uma dívida . Então, o pecado é uma dívida que o ser humano tem com Deus.

Mas na versão: Modern Greek de 1974 temos para perdão, perdoa:”sugkoreson” os nossos pecados, assim como perdoamos, “sugkoroumen” a todos “amartánonta eis emãs” ( os que pecaram contra nós) “sugkoroumen” parece ter origem no verbo “sugkoreo” vir juntamente, acerca-se, reunir-se no mesmo lugar “fig. Convir com, associar-se.) Como se dissesse:”nos associamos com aquele que no ofendeu” como quem diz “nós também somos ofensores, culpados e pecadores ”

Assim, antes mesmo de pedir perdão o cristão já deve ter perdoado os seus devedores. A frase:”assim como perdoamos os nossos devedores” deixa claro que é um fato passado. Se já perdoamos pedimos perdão e somos perdoados, ao contrário, nem adianta pedir perdão.

A frase final é a mais difícil porque não se imagina que Deus ou Cristo nos leve à tentação, por isso se entende que significa:” Não permita que os inimigos da nossa alma nos prendam em suas redes” (Ardnt)ou não nos deixe cair na armadilha do inimigo .

BP Ifb. Imr/IMRET